10 de abril de 2013

Aprendendo sobre perfumes

dicas, fragrâncias, cheiro,  ilustradora Kênia Lopes

Estava desenhando meu perfume preferido da vida atualmente, quando me dei conta que sei pouquíssimo sobre o assunto. Sou bem chata e quando encontro um que amo uso por anos e anos, mas isso é o máximo da minha relação com eles, não sei se passo da forma correta, vejo escrito Eau de alguma coisa na embalagem e não faço ideia do que significa. Então resolvi pesquisar e fazer o post caso você seja como eu e saiba bem pouco desse assunto cheiroso. O que eu descobri:

Eau de Parfum é o perfume em que a concentração de essência no produto varia de 18% a 20%, é o mais forte de todos! Vem em frascos de médio a pequenos volumes, e com tampas de rolha de vidro ou válvula spray.

Eau de Toilette ou Desodorante Colônia é uma forma mais diluída do perfume, por isso tem um efeito mais fresco. A concentração de essência geralmente está na faixa de 5% a 15%.

Splashes Colônias têm uma concentração de essência de 3% a 5%, suficiente para perfumar de leve. Como esse produto não tem grande fixação.

 (Fonte Site Capricho)

O que mais vejo por aí é o Eau de Toilette, acho que por nosso clima ser quente deve ser o que melhor se adaptou, porque perfume forte no sol as chances de dor de cabeça são altas, pelo menos pra mim! ;p
E eles costumam ser mais baratos também!

Eu passo perfume do jeito que a vida foi me ensinando, na nuca, pulso, dizem que é errado mas esfrego um pulso no outro, não resisto, e atualmente li que a atriz Halle Berry disse que o correto é passar na parte interna das coxas, porque com o atrito o cheiro vai sendo liberado e se você abraça uma pessoa ela não fica com seu cheiro, veja aqui óh, não sabia se era papinho dela, mas fez tanto sentindo pra mim! Pesquisando descobri que:

O ponto clássico para a aplicação dos perfumes é atrás das orelhas, mas existem vários outros pontos favoráveis. São aqueles onde o fluxo sanguíneo é maior, como a nuca, dobras dos braços, inferior dos braços, atrás dos joelhos, entre os seios, região do umbigo, parte interna das coxas e a curva das costas.
(Fonte Site Sesi Farmácia)

A teoria sobre o cheiro do perfume ser alterado de pessoa para pessoa, eu já tinha comprovado com a vida, e é verdade mesmo, eu só não sabia que a cor e tipo de pele influenciavam nisso também, e pro meu azar que tenho pele seca e clara influência sim:

Também existem diferenças entre pele escura, morena e clara. Peles secas e claras fixam menos. Peles oleosas e morenas fixam mais.
(Fonte Site Sesi Farmácia)

Agora só falta aprender o melhor jeito de guardar seu perfume que é tão querido e muitas vezes bem caro, olha só:

"Perfumes devem SEMPRE ser guardados ao abrigo da luz, calor e umidade. Portanto, a melhor forma é mantê-lo no armário, dentro das próprias caixas", explica Renata Ashcar, especialista em perfumes.

Se o seu fica no banheiro, ou até mesmo em um armário dentro do banheiro, mude já de lugar. "O banheiro é o lugar menos apropriado para se guardar perfumes, pois eles ficam expostos à luz e principalmente à umidade, que alteram as características da fragrância, fazendo com que ela se oxide mais rapidamente", complementa Renata.


E na hora de viajar, procure deixar o frasco bem acomodado e protegido, de preferência com algum tecido ou protetor em volta para que não quebre. As próprias caixas dos perfumes possuem cartões protetores. Assim eles viajam sem o risco de se quebrarem.
(Site Corpo a Corpo)

Bom  saber né, eu guardo o meu dentro do armário, mas tenho preguiça de deixar dentro da caixa e tirar toda vez que uso, eu só ando atrasada, correndo e sou desastrada, então as chances de um acidente são grandes, melhor deixar como está, porque coisa triste é quebrar um perfume né?!

E no mais é bom senso né gente, nada de exagerar na quantidade de perfume, não é nada agradável abraçar uma pessoa e ficar sentindo o cheiro dela em você pelas próximas horas ou sentir o cheiro dessa pessoa a quilômetros de distância, ainda que o perfume seja bom é deselegante


4 comentários:

  1. amei o post!
    sempre quis saber os significados de 'eau de parfum e eau de toillette', o meu é este segundo tipo.
    agora eu tenho uma impressão que minha pele n fixa o cheiro...sei lá, nao consigo sentir o cheiro do meu proprio perfume, exceto na hora de aplica-lo, rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!

      É normal a gente não sentir muito o cheiro do perfume em nós mesmos, porque a gente acaba acostumando, eu também tenho essa impressão, mas as pessoas sentem sim! :)

      Beijo!

      Excluir
  2. Muito legal o seu post, eu amo perfumes importados e sempre compro os meus perfumes na loja www.dessence.com.br pois os preços são ótimos. Fica a dica!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)