Páginas

10 de abril de 2013

Aprendendo sobre perfumes

dicas, fragrâncias, cheiro,  ilustradora Kênia Lopes

Estava desenhando meu perfume preferido da vida atualmente, quando me dei conta que sei pouquíssimo sobre o assunto. Sou bem chata e quando encontro um que amo uso por anos e anos, mas isso é o máximo da minha relação com eles, não sei se passo da forma correta, vejo escrito Eau de alguma coisa na embalagem e não faço ideia do que significa. Então resolvi pesquisar e fazer o post caso você seja como eu e saiba bem pouco desse assunto cheiroso. O que eu descobri:

Eau de Parfum é o perfume em que a concentração de essência no produto varia de 18% a 20%, é o mais forte de todos! Vem em frascos de médio a pequenos volumes, e com tampas de rolha de vidro ou válvula spray.

Eau de Toilette ou Desodorante Colônia é uma forma mais diluída do perfume, por isso tem um efeito mais fresco. A concentração de essência geralmente está na faixa de 5% a 15%.

Splashes Colônias têm uma concentração de essência de 3% a 5%, suficiente para perfumar de leve. Como esse produto não tem grande fixação.

 (Fonte Site Capricho)

O que mais vejo por aí é o Eau de Toilette, acho que por nosso clima ser quente deve ser o que melhor se adaptou, porque perfume forte no sol as chances de dor de cabeça são altas, pelo menos pra mim! ;p
E eles costumam ser mais baratos também!

Eu passo perfume do jeito que a vida foi me ensinando, na nuca, pulso, dizem que é errado mas esfrego um pulso no outro, não resisto, e atualmente li que a atriz Halle Berry disse que o correto é passar na parte interna das coxas, porque com o atrito o cheiro vai sendo liberado e se você abraça uma pessoa ela não fica com seu cheiro, veja aqui óh, não sabia se era papinho dela, mas fez tanto sentindo pra mim! Pesquisando descobri que:

O ponto clássico para a aplicação dos perfumes é atrás das orelhas, mas existem vários outros pontos favoráveis. São aqueles onde o fluxo sanguíneo é maior, como a nuca, dobras dos braços, inferior dos braços, atrás dos joelhos, entre os seios, região do umbigo, parte interna das coxas e a curva das costas.
(Fonte Site Sesi Farmácia)

A teoria sobre o cheiro do perfume ser alterado de pessoa para pessoa, eu já tinha comprovado com a vida, e é verdade mesmo, eu só não sabia que a cor e tipo de pele influenciavam nisso também, e pro meu azar que tenho pele seca e clara influência sim:

Também existem diferenças entre pele escura, morena e clara. Peles secas e claras fixam menos. Peles oleosas e morenas fixam mais.
(Fonte Site Sesi Farmácia)

Agora só falta aprender o melhor jeito de guardar seu perfume que é tão querido e muitas vezes bem caro, olha só:

"Perfumes devem SEMPRE ser guardados ao abrigo da luz, calor e umidade. Portanto, a melhor forma é mantê-lo no armário, dentro das próprias caixas", explica Renata Ashcar, especialista em perfumes.

Se o seu fica no banheiro, ou até mesmo em um armário dentro do banheiro, mude já de lugar. "O banheiro é o lugar menos apropriado para se guardar perfumes, pois eles ficam expostos à luz e principalmente à umidade, que alteram as características da fragrância, fazendo com que ela se oxide mais rapidamente", complementa Renata.


E na hora de viajar, procure deixar o frasco bem acomodado e protegido, de preferência com algum tecido ou protetor em volta para que não quebre. As próprias caixas dos perfumes possuem cartões protetores. Assim eles viajam sem o risco de se quebrarem.
(Site Corpo a Corpo)

Bom  saber né, eu guardo o meu dentro do armário, mas tenho preguiça de deixar dentro da caixa e tirar toda vez que uso, eu só ando atrasada, correndo e sou desastrada, então as chances de um acidente são grandes, melhor deixar como está, porque coisa triste é quebrar um perfume né?!

E no mais é bom senso né gente, nada de exagerar na quantidade de perfume, não é nada agradável abraçar uma pessoa e ficar sentindo o cheiro dela em você pelas próximas horas ou sentir o cheiro dessa pessoa a quilômetros de distância, ainda que o perfume seja bom é deselegante


4 comentários:

  1. amei o post!
    sempre quis saber os significados de 'eau de parfum e eau de toillette', o meu é este segundo tipo.
    agora eu tenho uma impressão que minha pele n fixa o cheiro...sei lá, nao consigo sentir o cheiro do meu proprio perfume, exceto na hora de aplica-lo, rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica!

      É normal a gente não sentir muito o cheiro do perfume em nós mesmos, porque a gente acaba acostumando, eu também tenho essa impressão, mas as pessoas sentem sim! :)

      Beijo!

      Excluir
  2. Muito legal o seu post, eu amo perfumes importados e sempre compro os meus perfumes na loja www.dessence.com.br pois os preços são ótimos. Fica a dica!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! :)